Digital Publishing 2012: retrospectiva

Márcio Duarte, em 30/12/2012. Categoria: Blog, Notícias 4


O que mais marcou o mercado editorial digital em 2012? Esse foi um ano agitado para o digital publishing, com a chegada de grandes players internacionais (Amazon, Apple e Kobo), abertura de lojas online, parceiras com editoras daqui, avanços técnicos dos dispositivos, especificações e por aí vai. Para fazer um apanhado dessas notícias, apresento aqui no PageLab uma linha do tempo interativa com a restrospectiva, que você encontra clicando no botão abaixo.

Digital Publishing: linha do tempo 2012

É interessante ver o contraste entre grandes lançamentos de aparelhos ultra-modernos e o desinteresse em relação à leitura no Brasil, apresentado na pesquisa Retratos da Leitura. Espero que, de 2013 em diante, esse quadro se reverta, e essas “modernidades” possam contribuir para que as pessoas tenham mais acesso e interesse pelos livros.

Não gosto muito de previsões, mas tudo indica que o ePUB3 se consolidará cada vez mais no mercado (apesar do protecionismo) e livros digitais feitos com cuidado e inspiração devem ser cada vez mais valorizados!

Obrigado pela sua visita ao blog neste ano! Um excelente 2013!

Crédito da foto deste artigo: Dominic’s pics (cc)

4 comentários

  1. Felipe Santos
    19/04/2013

    Muito bom!
    Vou compartilhar no face para outros usuários terem acesso a esse excelente resumo!

    Abs

    Responder
    • Márcio Duarte
      19/04/2013

      Fique à vontade para compartilhar, Felipe! Abraço!

      Responder
  2. Henrique
    17/01/2013

    Uau!

    Sensacional esse artigo. Que orgulho de ter trabalhado contigo Márcio!

    A timeline ficou super bem desenhada e muito interativa. Parabéns!

    Abraços!

    Responder
    • Márcio Duarte
      21/01/2013

      Obrigado, Henrique!

      Responder

Deixe o seu comentário