eBook produzido pelo PageLab ganha selo de excelência do DBW!

Márcio Duarte, em 06/01/2012. Categoria: Notícias 11

Atualizado em 16/02/2012

Selo de Qualidade do DBWPara começar o ano, uma excelente notícia: um dos eBooks projetados aqui no PageLab em 2011 para o WWF-Brasil e para a Fundação Florestal do Estado de São Paulo, com o apoio do HSBC, o Guia de Aves da Mata Atlântica Paulista (Guide to the birds of São Paulo’s Atlantic Forest), ganhou o selo de qualidade QED (Quality, Excelence and Design) do Digital Book World, o primeiro do tipo a considerar livros digitais no setor editorial digital, em todo o mundo, em termos de inovação, em várias categorias: apps e ePubs.

Ao todo, 85 ebooks foram selecionados para receber este selo, em uma iniciativa muito importante no momento em que os eBooks começam a ganhar importância e popularidade, inclusive aqui no Brasil. Uma das principais reclamações dos leitores é a baixa qualidade dos eBooks, mesmo produzidos por grandes editoras, seja no Brasil, seja no exterior. Sem respeito ao conteúdo e à tradição centenária do livro, não há avanço sustentável para o livro eletrônico enquanto produto ou meio de expressão e informação.

“Consideramos o QED o ‘Selo de Aprovação de Boas práticas™” para ebooks – uma marca de qualidade que os editores, autores e criadores de conteúdo podem ter orgulho, assegurando que seus leitores podem adquirir a publicação com confiança. As vendas de eBooks estão crescendo dramaticamente e os leitores precisam saber que o livro que estão comprando será executado corretamente – independentemente do dispositivo de leitura – seja tablet, eReader, smartphone, ou PC – antes de comprá-lo. É muito gratificante ver que tantos editores, de toda uma gama de gêneros, estão produzindo ebooks da mais alta qualidade atualmente”.
David Blansfield, Presidente da empresa F + W Media, gestora do DBW

O anúncio completo e a lista de todos os eBooks selecionados pode ser vista no site do Digital Book World. Além de receber o selo QED, o livro ficou entre os três finalistas do Publishing Innovation Awards deste ano, na categoria Referência/Acadêmico.

O guia, produzido no formato ePub, ainda não foi disponibilizado para download, mas aviso assim que isso ocorrer aqui no blog. Atualização de 31/01/2012: O livro já está disponível para download na iBookStore, gratuitamente (é preciso uma conta americana do iTunes, a versão brasileira não servirá. Veja como criar uma neste link). Mais informações sobre a publicação – inclusive o PDF produzido para a versão impressa – podem ser encontradas no site do WWF-Brasil ou no site da Fundação Florestal do Estado de São Paulo. Abaixo, algumas imagens do eBook apresentado no aplicativo iBooks, do iPad:

11 comentários

  1. Iraê
    12/05/2012

    Parabéns! Um dos melhoras epubs que já vi no iPad.
    Tem pra Kindle também?

    Responder
    • Márcio Duarte
      12/05/2012

      Obrigado! O Kindle ficou de fora, muito limitado para esse tipo de publicação.

      Responder
  2. Kétlen
    16/02/2012

    Olá Márcio,

    Tentei baixar o livro pelo link da iBookStore, e não
    consegui. Sabe o que pode estar ocorrendo?
    Já fez algum teste? Porque outro amigo meu também tentou e não conseguiu.

    Obrigada,

    Abraços.

    Responder
    • Márcio Duarte
      16/02/2012

      Olá Ketlen,

      Testei novamente e está funcionando ok para mim. Para baixar o livro, é preciso uma conta da iTunes Americana, o ID da iTunes brasileira não serve, pode ser isso. http://bit.ly/xxnJsm

      Abraços.

      Responder
      • Kétlen
        16/02/2012

        Era exatamente esse o problema Márcio,
        minha conta era brasileira.
        Segui a dica pelo link e deu tudo certo.
        Muito obrigada!! O livro realmente merece o selo que tem!!
        Gostei muito do trabalho, o design em geral e as imagens estão ótimos!!
        Ah como curiosidade, poderia me dizer quanto tempo mais ou menos vocês levaram para produzir este eBook?

        Parabéns mais uma vez!

        Abraços.

        Responder
        • Márcio Duarte
          16/02/2012

          Obrigado Kétlen, que bom que deu certo.
          Sobre o tempo de produção, cerca de duas semanas, entre várias idas e vindas, mas esse foi um projeto bem específico, com recursos mais avançados, bem experimental. eBooks menos complexos podem ser feitos em algumas horas. Há muita variação nesse quesito.

          Responder
          • Kétlen
            16/02/2012

            Certamente há variação, penso que ainda mais se a pessoa não tem conhecimento prévio de como produzir um eBook em ePub e ainda estiver aprendendo – como é meu caso na pesquisa, rs

            Mas pensei que vocês tinham levado muito mais tempo, meses talvez. Foi encorajador! rs
            Obrigada.

            Abraços.

  3. Ketlen
    03/02/2012

    Olá! Parabéns pelo trabalho!!
    Gostaria de saber se o livro foi produzido no formato epub, se sim em qual versão? Pois é de grande importância para referência em pesquisas na área do design de livros digitais interativos.
    E “O pensamento político de Thomas Hobbes.” foi feito no mesmo formatado deste?
    Obrigada, e mais uma vez parabéns a vocês que fizeram um belo projeto! Sucesso!!

    Responder
    • Márcio Duarte
      03/02/2012

      Olá Ketlen,

      Sim, foi produzido no formato ePUB, versão 2.1, mas aproveita algumas potencialidades do leitor iBooks, da Apple, como a mudança do layout conforme a orientação do dispositivo. No post acima há o link para baixá-lo via iBookStore. O eBook da Simplíssimo também foi feito no formato ePUB.

      Obrigado pela visita ao blog.

      Abraços

      Responder
  4. eBooks brasileiros ganham selo de excelência « eBook Reader
    27/01/2012

    [...] Atlântica paulista, da WWF Brasil com a Fundação Florestal do Estado de São Paulo, feito pela Pagelab. A lista completa dos livros, que inclui projetos de algumas das maiores editoras do mundo, você [...]

    Responder
  5. Simplíssimo Agora Possui o Selo QED de Qualidade Internacional | Simplissimo - Livros Digitais
    25/01/2012

    [...] A Simplíssimo Livros é uma das empresas brasileiras a figurar nessa grande lista, junto com a Pagelab, do nosso parceiro Márcio Duarte. O livro premiado foi O pensamento político de Thomas Hobbes. [...]

    Responder

Deixe o seu comentário