Guias da iBookstore: menos burocracia para obter

Márcio Duarte, em 28/07/2012. Categoria: Dicas, Notícias 15

Atualização (24/10/2012): Apesar da abertura da loja “brasileira”, o processo continua o mesmo.

Ícone do iBooksHá muito conteúdo útil pela web voltado a quem produz livros digitais, mas as lacunas ainda são enormes, pois, apesar de se basear nas linguagens da web, eBooks têm seu próprio contexto e particularidades, e com as atualizações frequentes dos sistemas de leitura, fica mais evidente a necessidade de documentação oficial. Felizmente, há algumas iniciativas que estão mudando esse cenário de falta de informação. A tabela de suporte à ePUB3 do Grupo de Estudos da Indústria do Livro (BISG) é um excelente exemplo, pois possibilita planejar que recursos estão disponíveis para os principais eReaders. O problema é que ela oferece apenas uma visão geral sobre os leitores que, embora utilíssima, carece de detalhes mais específicos sobre as plataformas.

Mas há outro avanço: a Apple resolveu recentemente liberar os guias de publicação na iBookstore para as contas de livros gratuitos do iTunes Connect, seu sistema para envio de publicações para a iBookstore, retirando parte da burocracia para obter esses documentos. Até então, para obter os PDFs dos guias (por que não em ePUB?), era necessário ter uma conta para livros pagos, a qual demanda, por exemplo, um número de identificação do contribuinte fiscal emitido pelo governo americano (!!!), conhecido também como Tax-ID. Não é lá impossível de se conseguir um, mas dá um certo trabalho e leva algum tempo. De qualquer forma, mesmo facilitando o processo, ainda é necessário um Apple ID com cartão de crédito internacional registrado para se cadastrar no iTunes Connect.

Os guias (iBookstore Asset Guide 5.0 e iBookstore Marketing & Affiliate Kit 1.1) contém informações bem valiosas – e alguns segredos – para quem desenvolve livros digitais em layout fixo, flúido e multi-touch (iBooks Author) como, por exemplo, dicas de construção de arquivo, snippets de código, recursos exclusivos do iBooks, uso de multimídia, javascript, fontes, e é extremamente recomendado para quem põe a “mão na massa” dos eBooks nesses formatos. Mesmo com sua loja ainda indisponível para vendas de livros no Brasil – sem data certa para isso acontecer (Atualizado em 24/10/2012: a loja brasileira foi aberta, mas com seus problemas –, o iBooks é o programa leitor de publicações digitais com a melhor base de tecnologia do mercado e é uma excelente plataforma de testes do potencial do livro digital.

Para criar uma conta gratuita do iTunes Connect e obter os guias, visite a respectiva página no site da Apple e faça o seu cadastro na conta de livros gratuitos (Free Books Account).

15 comentários

  1. Marcos
    04/07/2013

    Olá, Marcelo!

    Creio que gostarás desse iBook que Lancei:

    https://itunes.apple.com/br/book/amazonia/id662380176?mt=11

    Responder
  2. Marcel
    05/12/2012

    Marcio, boa noite, estou passando por essa situação.
    Estou fazendo cadastro da editora como vendedora de seus livros na Apple, me deparei com o formulário U.S. Tax. ID.
    Como faço para obter este numero?

    Marcel Santos

    Responder
  3. Maurem Kayna
    23/10/2012

    Oi Marcio, tenho uma Free Books Account e coloquei um e-book produzido com o ibooks author à disposição. Inicialmente ele estava disponível em 32 lojas, agora em 50, mas ele já quado procuro-o nesse arremedo de loja brasileira da iBookStore (com preços em dólares!) vem a mensagem de ele não está disponível nessa loja, mas na americana. Pode ser temporário… vejamos
    Iniciei o processo de obtenção do ITIN, vejamos como vai ser.

    Responder
    • Márcio Duarte
      24/10/2012

      Oi Maurem, tudo bem?

      Também achei que essa loja brasileira não passa de um remendo da loja americana, deixou a desejar, principalmente em relação aos meios de pagamento e valores finais dos livros. No que diz respeito aos territórios, notei isso também na conta paga, mas como o iTunes Connect está em manutenção no momento, é possível que surjam mudanças nesse aspecto.

      Responder
      • Maurem
        24/10/2012

        Pois… aguardemos essas manutenções. Fiz um post a respeito no EbookBR e estou curiosa para ver se há outros usuários com experiências distintas.
        Imagino também que a obtenção do Tax-ID seja um belo limitante para eventuais autores independentes distribuirem sua produção.

        Responder
        • Márcio Duarte
          24/10/2012

          Sem dúvida, apesar da loja “brasileira” ainda não há qualquer indício de que esse processo seja menos burocrático para autores fora dos EUA.

          Responder
    • Márcio Duarte
      31/10/2012

      Maurem,

      Dê uma olhada neste post para fazer o livro aparecer em todos os territórios: http://bit.ly/YojJYj É necessário adicionar um novo contrato, e o procedimento não é lá muito intuitivo.

      Responder
      • Maurem Kayna
        03/11/2012

        Marcio, muito obrigada pela dica, mas ela funciona para contas de vendedores, como a minha ainda é uma free account só para disponibilização de conteúdo gratuito, não tenho a opção “contratcs…”no meu painel de controle. Enviei um pedido de ajuda ao suporte… aguardemos.

        Abraço!

        Responder
      • Maurem
        09/11/2012

        atualizando: no mesmo dia que me enviaste, consultei o suporte e, paralelamente, zerei os mercados onde o livro deveria estar disponível e remarquei todos. Não sei qual das ações resultou eficaz, mas agora o e-book está disponível na loja “brasileira”. Estou apanhando para fazer uns ajustes, se quiseres conferir: Oi gente!
        Somente a Danielle comentou ter usado o iBooks Author, alguém mais?
        Eu fiz uma experiência que resultou nesse e-book aqui: https://itunes.apple.com/br/book/contos.com/id569378501?mt=11

        Mas percebi que a visualização em modo paisagem e retrado não se ajusta automaticamente no iPad como seria de se esperar. E não tenho muita ideia de como proceder os ajustes. Se alguém tiver alguma dica ou outras impressões sobre o programa, seria legal partilhar aqui.

        Como ele não exporta ou gera ePub direto, acabei começando do zero no Sigil (o que foi muito mais fácil, aliás) e o resultado foi satisfatório (depois passo o link do formato ePub).

        Quanto ao processo de distribuição, apesar dos censores da Apple, é tudo relativamente tranquilo e fácil se a intenção é distribuição gratuita… para venda a coisa complica um pouquinho pela necessidade de uma Tax-ID, mas sobre isso o Marcio Duarte dá boas dicas aqui: https://itunes.apple.com/br/book/contos.com/id569378501?mt=11
        abraço!

        Responder
        • Márcio Duarte
          09/11/2012

          Que bom que deu certo, Maurem – apesar da falta de documentação nesse aspecto. O livro aparece normalmente para mim nas contas americana e brasileira.

          Responder
  4. Marco
    10/08/2012

    Ótimo post Márcio.
    Vcoê já conseguiu o US Tax ID ou conhece alguém que conseguiu isso para poder vender livros no iBookstore? Tenho estudado o processo, mas não sei se é viável para brasileiros.
    Abraço!

    Responder
    • Márcio Duarte
      10/08/2012

      Olá Marco,

      É viável sim. Eu passei por esse processo tempos atrás e consegui um número. Dá para fazer tudo via correio ou por telefone. Se o solicitante for fluente em inglês, pode pedir via telefone mesmo, que é mais rápido, mas antes disso é preciso estudar bem a documentação e saber preencher os formulários que eles fornecem para responder à atendente.

      Mas, com os boatos da abertura da iBookstore para venda de livros aqui no Brasil ainda este ano, talvez não teremos mais a necessidade de passar por esse processo.

      Abraço,

      Responder
      • Fábio Marques
        24/02/2014

        Marcio,

        Pode informar qual o custo para tirar o US Tax ID?

        Responder

Deixe o seu comentário