Atualização do Adobe Digital Editions

Márcio Duarte, em 05/08/2013. Categoria: Blog 2

Ícone do ADEO Adobe Digital Editions, programa de leitura de eBooks da Adobe, acaba de receber mais uma atualização, agora na versão 2.0.1. Aparentemente, nenhuma adição de funcionalidades, ou mesmo alteração na interface do programa.

Não há, no site da Adobe, nenhuma referência oficial a melhorias (apesar de algum buxixo no twitter), o que leva a crer que essa é uma atualização lançada apenas para resolução de pequenos problemas.

Em alguns testes que realizei comparando as duas versões do programa, não pude detectar diferença significativa entre a versão anterior e esta, ao menos em relação à apresentação do conteúdo.

Evolução lenta

Melhorias significativas no ADE tem sido escassas ultimamente, o que revela a lentidão na evolução do formato ePUB no mercado como um todo. Como o programa é baseado em um dos principais sistemas de renderização de eBooks – o Adobe Reader Mobile SDK, utilizado por uma grande parcela dos eReaders e aplicativos de leitura –, a versão corrente do ADE representa de forma geral as possibilidades do ePUB em boa parte dos aparelhos à venda atualmente.

Por exemplo, recursos fundamentais como suporte a formulas matemáticas (MathML), múltiplas orientações de dispositivos e tamanhos de tela (Media Queries) e leitura em voz alta (Media Overlays), presentes na especificação do ePUB3 já há algum tempo, ainda não tem data para estrear no sistema, reduzindo a flexibilidade do formato aberto de eBooks nos sistemas de leitura que utilizam o Adobe RMSDK, que acaba sendo mais indicado para livros de texto mais simples.

Mais info

2 comentários

  1. Arminda Lucena
    16/07/2017

    Informações bem relevantes precisava dessas informações e encontrei aqui muito obrigada.

    Responder
  2. Renato Martins
    29/05/2017

    Valeu mesmo pela informação, estava procurando isso !!

    Responder

Deixe o seu comentário