Crie widgets para iBooks Author com o iAD Producer

Márcio Duarte, em 23/06/2013. Categoria: Notícias 2

Ainda no rastro da recém finalizada WWDC 2013, uma novidade interessante para quem deseja adicionar mais recursos de interatividade e multimídia aos livros digitais produzidos com o iBooks Author: o iAD Producer, programa um tanto obscuro da Apple utilizado para montar anúncios para a plataforma iOS, foi atualizado (versão 4.0.1) para permitir o desenvolvimento de widgets personalizados para o iBooks Author, facilitando bastante o processo de criação de conteúdo interativo para livros no formato iBooks.

No contexto do iBooks Author, widgets personalizados oferecem a oportunidade de explorar animação, interatividade e multimídia dentro do livro, bem além dos recursos já oferecidos nativamente pelo programa, de forma completamente customizada.

Janela de seleção de modelos de widgets no iAd Producer

Widget HTML: o céu é o limite

Ícone de widgetO iBooks Author já oferecia uma opção para a inserção destes widgets customizados (por meio da opção “widget HTML”) mas a sua produção era completamente não documentada, e o desenvolvimento de algo mais complexo sempre esbarrava em questões de performance e otimização do código. O iAd Producer cuida de boa parte destas questões, otimizando o código do widget, facilitando testes nos dispositivos da Apple (por meio do Instruments e do app iBooks Widget Tester) e permitindo o desenvolvimento via WYSIWYG, com menos idas e vindas ao editor de código.

O programa é uma boa adição ao toolset de produção de widgets, unindo-se a outras soluções como o Tumult Hype e o Adobe Edge Animate – ambas excelentes, porém pagas e voltadas mais à animação do conteúdo em HTML de forma geral.

A exemplo do próprio iBooks Author, o iAD Producer 4.0.1 é gratuito, mas – infelizmente – só roda no Mac OS X 10.8.3 ou superior. Para baixá-lo, basta registrar-se gratuitamente no programa de desenvolvedores Apple.

Saiba mais

  • Baixe o programa na seção de desenvolvedores da Apple (necessário login)
  • Dois vídeos (1 | 2) de seções da WWDC 2013 sobre o iBooks Author e o iAd Producer – que podem ser assistidos também via app oficial para iOS
  • Documentação oficial sobre Javascript no iAd Producer

Crie widgets para iBooks Author com o iAD Producer” é um artigo do blog PageLab

2 comentários

  1. Julinho
    02/04/2018

    Cara eu nunca pensei que dava para fazer isso com ebook, normalmente o que eu vejo é um ebook com páginas em branco e letras.
    Sabe, eu sempre achei que Ebook deveriam ser mais vivos com mais cores com mais ilustrações

    Responder
    • Márcio Duarte
      02/04/2018

      Sim, é possível criar ebooks com recursos incríveis – o único problema é que eles tendem a ficar mais restritos a uma ou outra plataforma, não há uma solução universal para criar ebooks assim.

      Responder

Deixe o seu comentário