Este é o blog de Márcio Duarte sobre eBooks, digital publishing e design editorial. Um laboratório de experiências sobre o design de livros, revistas e jornais (digitais ou não).

Sobre o autor

Márcio é designer editorial e ilustrador profissional desde 1996, quando iniciou sua carreira no mundo dos livros e revistas impressos, projetando e produzindo centenas de publicações para editoras e outras instituições desde então. Sua história com a web é um pouco mais recente, desde 2001.

Entre códigos e interfaces, descobriu que o futuro do livro é (também) digital. De lá para cá, vem explorando as diversas inter-relações entre os métodos tradicionais e eletrônicos na produção editorial, com a certeza de que o livro, nas suas mais variadas formas, sempre existirá, pois conhecimento é necessidade básica de cada pessoa.

22 comentários

  1. alvaro
    03/11/2014

    Por gentileza, gostaria de orçamento para publicação de um livro, em modulo digital e impresso. tenho originais j´pa revisados. Preciso todo o mais. Agradeço.

    Responder
  2. gabriel pozzetti
    06/07/2014

    Eu gostaria de aprender a fazer um blog como o seu e newsletter dinamicas. Voce tem algum curso parecido ou alguma indicação que possa ajudar? Eu realmente preciso fazer meu site e gostaria de aprender

    Responder
    • Márcio Duarte
      24/08/2014

      Olá Gabriel!

      Primeiro, desculpe a enorme demora na resposta! Como mencionei abaixo, estou finalizando um projeto pessoal, exatamente sobre esse assunto, e fiquei indisponível por algum tempo.

      Espero que tenha conseguido realizar o seu projeto!

      Responder
  3. Darlon
    23/04/2014

    Gostaria de fazer um orçamento para fazer layout blog semelhante ao do quero ficar rico e do blog viver de blog Como faço?

    Responder
    • Márcio Duarte
      23/04/2014

      Olá Darlon,

      No momento estou cuidando de um projeto pessoal e não estou iniciando novas demandas por enquanto.

      Agradeço o contato, de qualquer maneira!

      Responder
  4. Rogério
    09/04/2014

    Boa tarde,

    Pode ver meu site e mandar uma idéia de orçamento para uma reestruturação / repaginada?

    Obrigado.

    Responder
  5. Eric
    07/03/2014

    Olá márcio

    Gostaria que você fizesse um orçamento, estou tendo dificuldades com o design da meu website e gostaria que você me ajudasse.
    eu deixei no formulário o meu web site para você dar uma olhada, e o meu e-mail para você me responder. Aguardo resposta, Obrigado!!!

    Responder
    • Márcio Duarte
      23/04/2014

      Olá Eric, desculpe a enorme demora na resposta. Estou envolvido em um projeto pessoal no momento. Sinto não poder atendê-lo!

      Responder
  6. Vincisu
    02/01/2014

    boa noite gostaria de saber o custo para produzir um ebook e repagir um blog. Obrigado e no aguardo.

    Responder
  7. Raphael
    02/11/2013

    Olá,

    Gostaria de saber quanto custa para converter um texto em um ebook nos moldes do “Alocação de Ativos” (http://alocacaodeativos.com/?ref=H557309W), também feito por vocês.
    Atenciosamente,
    Raphael

    Responder
    • Márcio Duarte
      11/11/2013

      Olá Raphael,

      Não trabalho com conversão – para isso há programas que podem fazer isso automaticamente, como o Calibre. Trabalho com produção e consultoria editorial, que foi o caso do livro que mencionou.

      Para um projeto parecido precisaria que me enviasse o livro para avaliar os custos de um projeto semelhante.

      Abraço.

      Responder
  8. walmir
    12/10/2013

    Ola, marcio

    Quanto custa repaginar um website e por desing e diagramar um ebook, o conteúdo ja tenho.

    Abs,

    Responder
  9. Walter Bonifácio
    14/08/2013

    Produzi um e-book com o título Guia do Emprego no Setor de Petróleo e Gás. Com 290 páginas, divididas em 5 capítulos está disponibilizado em meu portal ( http://www.clickmacae.com.br ). Gostaria de um orçamento para produção de um mini-site no estilo do http://alocacaodeativos.com/?ref=H557309W , onde iria disponibiliza-lo.

    Responder
  10. manoel da nave pires
    23/05/2012

    Bem, Márcio, minhas perguntas vão no mesmo sentido da do Fabiano:

    a) Posso publicar um livro e-book tanto pela Amazon quanto pela AppleStore? Ou eles exigem exclusividade? Incidem impostos sobre o dinheiro recebido (bi-tributação) ou o Brasil possui acordo com os EUA?

    b) Você faz e-books? Quanto cobra? Em quanto tempo você consegue nos entregar um livro nesse formato?

    Agradeço desde já. E parabéns!

    Responder
    • Márcio Duarte
      23/05/2012

      Olá Manoel,

      Você pode publicar o seu eBook em qualquer loja, mas há alguns complicadores. O porém é que o preço na loja da Apple para seu livro não pode ser menor que em outras livrarias online e outras complicações como essa valem também para o sistema da Amazon. (http://bit.ly/hklEDw). Então essa questão da precificação e escolha da loja tem importância.

      Sobre a taxação, sim, vão incidir impostos. Atualmente o Brasil não tem tratado de dupla tributação com os EUA (http://bit.ly/MI8gja | http://1.usa.gov/MIbumy). Outras taxas vão depender de que banco usa para receber as ordens de pagamento. Geralmente cobram uma taxa sobre a remessa e taxa de câmbio. No caso da Amazon, pagamento no Brasil só por cheque, após uma quantidade mínima vendida (U$100)… ou seja, mais taxas cobradas pelo banco pelo recebimento por cheque. Enfim, o processo para quem mora fora dos EUA e não tem tratado de dupla taxação é complexo e oneroso.

      Produzo eBooks sim. O custo e o tempo de produção vai depender do tipo de eBook que gostaria de criar, e também do conteúdo em si. Preciso de informações sobre a quantidade de imagens, tabelas, caracteres de texto, recursos que pretende usar, para dizer o valor. Obrigado por visitar o blog!

      Responder
      • Márcio Duarte
        23/05/2012

        Complementando: no link a seguir há uma tabela com os royalties cobrados pelas eBookstores (sem considerar taxas de cada país) http://bit.ly/LyV4O9

        Responder
        • manoel da nave pires
          29/05/2012

          Maravilha. Enviei outro email a vc. Muito obrigado desde já pelas informações

          Responder
  11. Márcio Duarte
    02/02/2012

    Olá Fabiano, respondi por email as suas perguntas.

    Responder
  12. Fabiano Onça
    02/02/2012

    Caro Márcio,

    Gostaria de publicar livros infantis no formato e-book. Tenho duas perguntas.

    a) Posso publicar um livro e-book tanto pela Amazon quanto pela AppleStore? Ou eles exigem exclusividade? Incidem impostos sobre o dinheiro recebido (bi-tributação) ou o Brasil possui acordo com os EUA?

    b) Você faz e-books? Quanto cobra? Em quanto tempo você consegue nos entregar um livro nesse formato?

    Desde já agradeço.

    Fabiano Onça

    Responder

Deixe o seu comentário